Tema deste ano é ‘TJC e a Justiça do Trabalho: direito se conquista com educação’
Para fomentar a educação cidadã, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) promove o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). As atividades deste ano já começaram em alguns pontos do país de acordo com os calendários das Associações dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatras) de cada um das 24 regiões da Justiça do Trabalho.
Este ano, o tema escolhido foi ‘TJC e a Justiça do Trabalho: direito se conquista com educação’. O programa leva magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário para dentro de escolas para semear noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania.
Para o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, juiz André Dorster, o principal objetivo do programa é a aproximação do judiciário com a comunidade. “Propiciar esse contato direto entre juízes e sociedade, fomentar um futuro melhor para as crianças e adolescentes que participam do programa e compartilhar experiências é de extrema importância. O programa auxilia a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres”, destaca. “A expectativa da Anamatra é que consigamos ampliar o programa, atingir mais escolas e mais cidades”, completa Dorster.
O calendário de ações em algumas regiões está, primordialmente, em fase de capacitação dos multiplicadores e visitas às primeiras escolas.
Confira as Amatras que estão com cronograma em andamento:
• Amatra 2 – São Paulo
Realizados dois encontros com turmas do 9º ano de escola pública de Barueri (SP). A Amatra irá lançar oficialmente o cronograma de atividades em cerimônia no dia 19/5, com presença do ministro Lélio Bentes, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
• Amatra 3 – Minas Gerais
A Amatra realizou palestra, em março, com a participação de 46 educadores de Arte e História do Ensino Fundamental II. A parceria na região conta com a adesão de 29 unidades de ensino do município. No cronograma, há previsão de visita ao Fórum da Justiça do Trabalho, entre outras atividades
• Amatra 4 – Rio Grande do Sul
Em fase de capacitação, a Associação recebeu em sua sede professores da Escola Fundamental de Ensino Médio Porto Alegre, para apresentarem as diretrizes do programa.
• Amatra 6 – Pernambuco
Em fase de capacitação de professores. Na programação, estão previstos temas como crimes cibernéticos, os desafios do teletrabalho para educação e dignidade e os contratos de aprendizagem.
• Amatra 10 – Distrito Federal/Tocantins
Cronograma definido com temas e ações. Atividades práticas começam em 22/5.
• Amatra 11 – Amazonas/Roraima
A Associação está realizando treinamento com os professores multiplicadores.
• Amatra 17 - Espírito Santo
As atividades foram abertas em 5/5. Na região, a novidade será a interiorização das ações.
reinício do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) nas escolas municipais.
• Amatra 19 - Alagoas
O convênio com o município de Maceió foi reexaminado e será renovado para que o programa atenda cinco escolas: três instituições de Ensino Fundamental e duas de Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
• Amatra 21 – Rio Grande do Norte
Em fase de capacitação dos professores.
Trabalho, Justiça e Cidadania
O TJC é um programa de construção de cidadania de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), criado em 2004. Nele, magistrados do trabalho, com apoio de membros do Ministério Público, advogados, professores de direito, servidores do Judiciário e outros profissionais, todos atuando como voluntários, fornecem noções básicas de diversas áreas do Direito e Cidadania.
O público é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, estudantes dos cursos profissionalizantes, de escolas de jovens e adultos (EJAS) e, também, por parcerias com entidades da sociedade civil. Mais de 150 mil alunas e alunos já participaram da iniciativa.