Magistradas da Comissão Anamatra Mulheres serão debatedoras em painel nesta terça (7/3)
Dirigentes da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) participaram, nesta segunda-feira (6/3), da abertura do seminário Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero: Teoria e prática, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O curso, que vai até terça-feira (7/3), é voltado a magistradas e magistrados de todo o país, operadores do Direito em geral, servidoras e servidores públicos e estudantes.
A abertura contou com a participação das ministras presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura; do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes; e do vice-presidente do STJ e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes.
No primeiro dia do evento, acontecem debates sobre o STJ e o julgamento com perspectiva de gênero, a construção do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero no Brasil e a contribuição do protocolo na edificação da equidade de gênero, além de uma conferência sobre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a aplicação do protocolo.
No segundo dia, os painéis vão abordar questões práticas sobre o julgamento com perspectiva de gênero nas Justiças Federal, Militar, do Trabalho e dos Estados, e da perspectiva de gênero no contexto internacional.
Participam do seminário a presidente em exercício da Anamatra, juíza Viviane Leite, a diretora de Comunicação Social da entidade, juíza Patrícia Sant’Anna, e a juíza Dayna Lannes, do Conselho Fiscal da Associação.
O evento também conta com as magistradas Patrícia Maeda (TRT 2/SP) e Vanessa Karam (TRT 9/PR), que representam a Comissão de Direitos Humanos da Anamatra junto à Comissão Anamatra Mulheres. As juízas integram como debatedoras painel com o tema 'Questões práticas sobre o Julgamento com perspectiva de gênero na Justiça do Trabalho', no dia 7 de março, às 14h.