Anamatra discute ações afirmativas com presidente do STF e conselheira do CNJ

Gustavo Lima/STJ

Entidade integra grupo sobre política de participação feminina no Poder Judiciário


A presidente interina da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Viviane Leite, foi recebida, nesta segunda-feira (6/3), em Brasília, pela ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tratar de ações afirmativas no Poder Judiciário. A conselheira do CNJ Salise Sanchotene também participou da reunião, que contou com representantes de outras entidades representativas da magistratura como Associação do Magistrados do Brasil (AMB) e Associação dos Juízes Federais (Ajude), e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Durante o encontro, o grupo apresentou dados atualizados da magistratura federal que revelam o decréscimo da participação feminina nos tribunais. As integrantes ainda falaram sobre a necessidade de ações afirmativas no âmbito do CNJ para superação das desigualdades de gênero e raça na magistratura. A ministra demonstrou preocupação com o tema e disposta a debater as questões propostas.

“A Anamatra registra e agradece a oportunidade de integrar o grupo de trabalho para implementação da política de participação feminina, em cumprimento dos termos da Resolução 255 do CNJ. Sem dúvidas, esta resolução representa um marco na efetivação da participação feminina nos tribunais”, afirmou Viviane Leite. “A Anamatra reafirma o compromisso de contribuir com esse belíssimo trabalho, que não pode se encerrar, pois muito ainda há que ser feito neste tema, bem como coloca a Comissão Anamatra Mulheres à disposição para continuar contribuindo com ideias e sugestões, da mesma forma que tem o prazer de contribuir no Comitê de Combate ao Assédio e à Discriminação no Poder Judiciário”, acrescentou a presidente da Anamatra, que destacou a liderança da conselheira Salise Sanchotene.

Também estiveram presentes na reunião a diretora de Comunicação Social da entidade, juíza Patrícia Sant’Anna, e a juíza Dayna Lannes, do Conselho Fiscal da Associação, e as magistradas Patrícia Maeda (TRT 2/SP), Gabriela Lenz (TRT4/RS) e Adriana Melônio (TRT 1/RJ). 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra