Na visita institucional, foi apresentado programa de prevenção e combate ao trabalho escravo no Pará (PA)
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e a vice-presidente, Luciana Conforti, reuniram-se, nesta quinta (2/2), com representantes da American Bar Association - Rule of Law Initiative (ABA ROLI). Estiveram na sede da Anamatra, em Brasília (DF), o diretor da Associação na América Latina e Caribe, Francisco Ciampolini e Fernanda Brandão, que é a gerente do Programa Para Erradicar o Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária do Pará (PA), desenvolvido pela ABA ROLI.
A visita institucional teve por objetivo a apresentação do Programa e a discussão a respeito de possíveis parcerias na área de formação de magistradas e magistrados. Os participantes da reunião ficaram de avaliar ações conjuntas.
A Anamatra é uma das representantes, eleitas, da sociedade civil, a única entidade associativa da magistratura, na CONATRAE - Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, vinculada ao Poder Executivo.
Sobre o programa
O Programa Para Erradicar o Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária do Pará (PA) tem como objetivo melhorar os mecanismos institucionais para reduzir a incidência de violações de direitos humanos relacionadas ao trabalho em condições análogas às de escravo, de forma mensurável e sustentável no setor pecuário do Pará. Os três principais objetivos do projeto estão focados em gerar mudanças sustentáveis através da conscientização da comunidade, capacitação, prestação de serviços centrados nas vítimas e melhoria do processo judicial.