MCCE debate pesquisas, comunicação e informação em eleições

Anamatra participa de reunião com especialista em levantamentos de opinião

 

A diretora de Comunicação Social da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant'Anna, participou nesta quarta-feira (7/12), da última reunião ordinária de 2022 do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), desta vez realizada via internet. Os participantes debateram sobre as pesquisas eleitorais e sua interface com o combate à corrupção eleitoral e as mudanças nos processos de comunicação e difusão de informação na sociedade.

O encontro teve como convidado o economista José Luiz Orrico, sócio-diretor da Futura Inteligência, instituto independente de pesquisa de mercado, com sede em Vitória (ES). Ele relatou sua experiência com levantamento de intenção de voto de candidatos a cargos eletivos e majoritários, em especial nas Eleições de 2022.

Provocado a falar sobre como as pesquisas podem impactar a tomada de decisão de eleitores, Orrico lembrou que elas são ferramentas que fazem uma ‘fotografia’ de momento, mas não preditoras de resultados. Ele acredita que é necessário que a mídia, o mercado, os próprios institutos e o MCCE possam reduzir o peso que as pesquisas têm no processo e que a pluralidade de levantamentos pode ajudar nisso.

José Luiz Orrico também apresentou as principais metodologias usadas no Brasil e respondeu a questionamentos dos participantes quanto a tentativas de regulamentação do setor, entre outros pontos.

O representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na Diretoria Colegiada do MCCE, Haroldo Santos Filho, explicou que o convite a Orrico para falar sobre pesquisas eleitorais faz parte dos planos do Movimento para 2023. “Próximo ano é um ano não-eleitoral, por isso precisamos priorizar alguns temas polêmicos que são caros ao MCCE, como as próprias pesquisas eleitorais”, comentou.

A reunião também teve como pautas o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 854, que trata das emendas de relator, pautado ter início nesta quarta (7/12); a tramitação no Senado Federal do Projeto de Lei Complementar (PLP) 112/21, que consolida toda a legislação eleitoral (Código Eleitoral); e do Projeto MCCE 2023, por meio do qual o Movimento está recebendo, de suas entidades e da sociedade, proposições e sugestões para o sistema eleitoral, a ser apresentado na próxima legislatura.

Leia mais

Anamatra discute ações de combate ao assédio eleitoral em reunião do MCCE

Anamatra presente à reunião do Conselho Nacional do MCCE

Combate à violência política é tema de reunião do MCCE

Combate à desinformação é tema de reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra