Dirigentes da Anamatra participaram do evento
Dirigentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) participaram, nesta segunda (5/12), do evento “Juntos contra o tráfico de pessoas e o trabalho escravo contemporâneo”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A abertura foi feita pela presidente do CNJ, ministra Rosa Weber, e pela conselheira Jane Granzoto.
O evento contou com a lançamento da pesquisa “Tráfico Internacional de Pessoas: Crime em Movimento, Justiça em Espera”, realizada pela Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudo diagnóstico sobre o perfil das vítimas, dos réus e da rede de atendimento no Judiciário a partir de processos em tramitação na Justiça.
Pela Anamatra, estiveram presentes o presidente, Luiz Colussi, a vice-presidente, Luciana Conforti, o diretor de Cidadania e Direitos Humanos, André Dorster, e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Marco Aurélio Treviso.
Pureza
Também fez parte da programação a exibição filme “Pureza”, baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe que lutou para livrar o filho de situação de trabalho escravo. Loyola participou da solenidade, justamente contou com a atriz Dira Paes, que a interpretou no longa.
O filme, rodado em locações reais como Marabá (PA) e Brasília (DF), assim como a sua história, também foi exibido pela Anamatra, no dia 28 de abril, durante o 20º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). A exibição precedeu realização de cine-debate, com a presença do cineasta Renato Barbieri, diretor de “Pureza”. Saiba mais aqui.