Anamatra presente à reunião do Conselho Nacional do MCCE

Encontro debateu as medidas desenvolvidas pelo TSE no combate à desinformação nas Eleições 2022

A diretora de Comunicação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, participou, nesta quarta (24/8), de reunião híbrida do Conselho Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Entre os temas tratados estiveram as ações de combate à desinformação durante as Eleições Gerais de 2022. O Analista de Desinformação do Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thiago Rondon, que elencou uma série de mecanismos desenvolvidos pelo TSE para fiscalizar a disseminação de notícias falsas, como, por exemplo o “Fato ou Boato” e o “Sistema de Alerta”.

Rondon também falou sobre a importância do engajamento de todos no combate às fakenews, para que as eleições ocorram da melhor maneira possível. ‘Sem dúvidas, teremos um processo eleitoral complexo e a melhor forma de atuar é de forma conjunta, com o engajamento da sociedade’, ressaltou. Ainda nesta seara, o MCCE informou as suas ações em torno do pleito, para prevenir ações criminosas e para garantir o cumprimento das leis eleitorais.

Missões
Os diretores do MCCE também trouxeram informações quanto às Missões de Observação Eleitoral (MOEs). O MCCE é uma das oito entidades sociais e profissionais cadastradas pelo TSE para realizarem, pela primeira vez, a atividade de observação nacional nas eleições deste ano – já houve experiências em eleições anteriores, mas com observação realizada por entidade internacional. O MCCE irá realizar missões de observação eleitoral por meio da atuação de 16 pessoas credenciadas, sendo quatro mulheres – que irão atuar nos estados do Espírito Santo, Goiás, Paraná e Sergipe; e 12 homens – os quais estarão no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.

Também compôs a pauta a atualização de processos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito de temas relacionados ao processo eleitoral, como, por exemplo, as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) 7197 e 6630, que discutem dispositivos da Lei da Ficha Limpa.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra