Associação será presidida pelo juiz federal Nelson Alves
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) realizou, nesta terça (7/6), a solenidade de posse dos novos dirigentes para o biênio 2022-2024. A entidade será presidida pelo juiz Federal Nelson Alves.
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, a vice-presidente, Luciana Conforti, o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Marco Aurélio Treviso, o diretor de Assuntos Legislativos, Valter Pugliesi, a diretora de Aposentados, Benimar Medeiros, e o juiz Carlos Eduardo Santos, da Comissão Legislativa, estiveram presentes à solenidade.
“Ao tempo em que saudamos os novos dirigentes, renovamos a parceria institucional da Anamatra e da Ajufe em diversas pautas comuns, em especial aquelas relativas à valorização do Poder Judiciário da União e de suas magistradas e magistrados", declarou Colussi. A chapa 'Ajufe: Respeito e Igualdade' foi eleita em abril e possui três pilares: respeito remuneratório; respeito às prerrogativas institucionais e de trabalho; e a igualdade e o fortalecimento da associação.
O presidente da Anamatra compôs a mesa da solenidade, juntamente com outras autoridades, entre elas os ministros Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, e Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Sobre o presidente eleito - Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves (42), nascido no Rio de Janeiro (RJ), ingressou na Magistratura Federal em 2006, atuando como juiz federal substituto em Blumenau (SC), no período de 2006 a 2009, e em Itajaí (SC) entre 2009 e 2014. Em 2014, titularizou-se em Chapecó (SC), exercendo as funções atualmente em designação junto à 1a Turma Recursal de Santa Catarina.
Na vida associativa, Alves ocupou os cargos de diretor jurídico (2011/2013) e presidente da Associação dos Juízes Federais do Estado de Santa Catarina (Ajufesc) no biênio 2013-2015. Na Ajufe, atuou como vice-presidente na 4a Região (2016/2018), diretor de assuntos legislativos (2018/2020) e Primeiro Secretário (2020/2022), posição atual.