Atividades estão sendo realizadas na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
O diretor de Formação e Cultura da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Marcus Barberino, participou, nesta segunda (6/6), da abertura da Semana Regional de Conscientização. O evento, intitulado de “Ações Estratégicas Para a Erradicação do Trabalho Infantil”, passará pelas cidades de Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Taubaté, São José dos Campos e Jacareí.
A Semana é resultado de uma parceria entre a Anamatra, o Tribunal Regional do Trabalho 15ª Região (Campinas e Região), os municípios de Jacareí, São José dos Campos, CIEE, SENAC, e apoio dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dessas cidades, e também de Taubaté e Pindamonhangaba. Os dias de conscientização contam com a participação de juízes, advogados, membros do Ministério Público, professores e integrantes da rede de proteção prioritária da criança e do adolescente do Vale do Paraíba.
O primeiro dia de evento, em Pindomonhangaba, foi marcado por palestras sobre “O papel do Conselho Tutelar no combate ao trabalho infantil”, ministrada pelo professor Marcelo Nascimento, e as “Piores formas de trabalho infantil: tráfico de drogas”, a cargo da professora do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Mariana Chies Santiago Santos.
A Semana Regional de Conscientização tem o objetivo de promover uma reflexão sobre as estratégias para erradicar o trabalho infantil do país. A programação do evento conta com ações nos municípios de Jacareí, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Taubaté e São José dos Campos, além de exposição itinerante de “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”, que passará por todas essas cidades, nos respectivos dias em que estiverem sediando o evento. Os encontros contarão com a participação de juízes, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho, professores e integrantes da rede de proteção prioritária da criança e do adolescente do Vale do Paraíba, assistentes sociais, educadores e conselheiros tutelares.