TSE:  Anamatra presente à celebração dos 90 anos da Justiça Eleitoral e do voto feminino

Fotos: Antonio Augusto/Secom/TSE

Evento em Brasília marca entrega de comendas e lançamento de selo comemorativo

Em maio de 1932, a Justiça Eleitoral foi instalada e, com ela, mulheres passaram a poder votar e serem votadas pela primeira vez na história do Brasil. Os 90 anos desse marco na trajetória da construção da democracia do país foi lembrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em evento nesta segunda (30/5), na sede da Corte em Brasília, com transmissão pelo canal do TSE no Youtube.

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou do evento. Conduzida pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira.

Em seu discurso, o ministro Edson Fachin destacou a transparência do processo eleitoral brasileiro, segundo ele, garantido com a interlocução dialógica com diversas instituições e entidades, de forma legítima, auditável e transparente. O ministro também falou da importância do voto feminino para a democracia e do desafio da representatividade das mulheres, que representam mais de 52% do eleitorado, na política. “A participação das mulheres na política a torna mais plural”, defendeu.

Fachin também traçou um breve histórico da trajetória da Justiça Eleitoral, desde a instalação até a criação da urna eletrônica, e assegurou que a instituição jamais se furtará das nobres atribuições de guardiã do direito sagrado ao voto e garantidor do Estado Democrático. “A democracia passou por muitos testes e se  consolidou, estando devidamente protegida por instituições fortes e pela própria população brasileira”, disse o ministro. Sobre a urna eletrônica, ele destacou que o equipamento é permanentemente aprimorado, não apenas em aparência, mas, especialmente, em segurança e confiabilidade, garantindo um processo eleitoral legítimo, auditável e transparente.

Na solenidade, nove servidoras e servidores do Tribunal receberam a Medalha 90 Anos da Justiça Eleitoral e do Voto Feminino no Brasil, em reconhecimento aos notáveis serviços prestados ao TSE e às contribuições para o engrandecimento do país, constituindo exemplos para a coletividade de trabalhadores da Corte. Entre as homenageadas esteve a servidora aposentadaAna Maira Pereira de Sant'Anna, mãe da diretora de Comunicação Social da Anamatra, Patrícia Sant'Anna. 

O evento também exibiu vídeo institucional com entrevistas de autoridades sobre os 90 anos da JE, seguido da inauguração do Tour Virtual do TSE e da Urna Eletrônica e de obliteração (primeiro carimbo) de um selo comemorativo pelos 90 anos da Justiça Eleitoral. O presidente Colussi participou da cerimônia de obliteração, ocasião em que, juntamente com outras autoridades presentes, recebeu álbum com as peças filatélicas, entregue pelo Superintendente dos Correios.

Cooperação

A Anamatra firmou termos de cooperação para o combate às notícias falsas nas Eleições Gerais de 2022 e de adesão ao Programa de Gestão da Reputação Institucional da Justiça Eleitoral, juntamente com outras entidades representativas da Magistratura e do Ministério Público. Também foi criado um canal de interlocução permanente para ações, por parte das entidades, em todas as etapas do processo eleitoral. Saiba mais aqui.

A parceria com o TSE está divulgada no Portal da Anamatra, no seguinte link: https://www.anamatra.org.br/imprensa/desinformacao

 

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra