Tema é objeto da campanha da Anamatra #TrabalhoSemAssédio
Os tribunais de todo o país atuam de forma concentrada para a prevenção ao assédio e à discriminação. Começou, nesta segunda (2/5), em todo o Judiciário brasileiro, a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. A Semana foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela Resolução 450/2022, que alterou a Resolução 351/2020 (Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação).
Com a alteração, os tribunais deverão realizar na primeira semana do mês de maio de cada ano “ações preventivas e formativas”, que contemplem “magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados”. A criação de uma semana dedicada ao tema busca ampliar as campanhas internas, colocando em destaque o combate ao assédio moral e sexual, além da discriminação. Segundo dados da pesquisa realizada pelo CNJ, 40% das pessoas entrevistadas desconheciam ações de prevenção realizadas por seu tribunal e 18,7% afirmaram que seu tribunal não adotava qualquer medida preventiva.
#TrabalhoSemAssédio
A Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário, instituída pelo CNJ pela Resolução 351/2020, é um dos motes da campanha da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) #TrabalhoSemAssédio, lançada pela entidade no último dia 27 de abril.
O objetivo, explica a vice-presidente da Anamatra e presidente da Comissão Anamatra Mulheres, Luciana Conforti, alinha-se à preocupação do CNJ com as práticas abusivas no âmbito do Judiciário. Vai ao encontro também dos esforços da entidade pela ratificação, pelo Brasil, da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para fomentar políticas de tolerância zero às violências e assédios no mundo do trabalho.
Apoie você também esse movimento em prol de uma sociedade menos violenta, preconceituosa e desigual, na qual o trabalho digno, seguro e saudável seja uma realidade.
Compartilhe os materiais da campanha nas redes sociais, utilizando a hashtag #TrabalhoSemAssédio disponíveis em www.trabalhosemassedio.anamatra.org.br
Leia mais:
Combate ao assédio moral e sexual pelo Judiciário é tema de artigo da vice-presidente