Iniciativa do STF, que conta com apoio da Anamatra, ajuda a explicar funcionamento da Justiça brasileira e combater desinformação
A campanha 'Turma da Mônica e o Poder Judiciário' tem destaque durante o 20º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que está sendo realizado em Ipojuca, Porto de Galinhas (PE). Quatro vídeos e mais 16 tirinhas tem sido reproduzidas para os mais de 400 magistradas e magistrados presentes ao evento, que teve início na última segunda (27) e que segue até sábado (30).
O projeto é uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com os estúdios Maurício de Sousa, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Ajufe (Associação dos Juízes Federais) e a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros). O objetivo é aproximar a Justiça do cidadão e explicar melhor o funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro, combatendo também a desinformação.
Durante o evento, foram exibidos dois vídeos: o primeiro deles sobre a Justiça do Trabalho, com o enfoque no direito do cidadão de recorrer por verbas trabalhistas. O segundo vídeo foi uma adaptação audiovisual, feita pela Anamatra, das tirinhas da campanha que abordam os direitos trabalhistas. Também foram distribuídos para os mais de 400 participantes do evento exemplares da cartilha 'Turma da Mônica e o Poder Judiciario'.
Confira os vídeos:
Sobre a campanha – A campanha reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. Os vídeos foram exibidos durante a cerimônia, entre eles animação sobre a Justiça do Trabalho.
A revista, que teve 450 mil exemplares impressos - além da versão digital -, fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. Aborda, ainda, temas relevantes da atualidade, como a importância de não repassar informações de fontes desconhecidas ou das quais não se tenha certeza.
Já os quatro vídeos, de cerca de 30 segundos cada, tratam do papel do STF e da confiança na Justiça. O vídeo sobre a Justiça do Trabalho tem o enfoque no direito do cidadão de recorrer por verbas trabalhistas; o da Justiça Federal fala sobre os direitos previdenciários; e o vídeo da Justiça Estadual tem foco no direito do consumidor.
As tirinhas, que serão publicadas nas redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.
O conteúdo da campanha foi distribuído às secretarias municipais de ensino de todo o país para que seja trabalhado durante o ano escolar no Ensino Fundamental. O tribunal também pedirá a todas as emissoras de televisão apoio para exibição dos vídeos de forma gratuita durante a programação no período de três meses.
Clique aqui e confira o material da campanha