Magistrada é presidente da Amatra 6 (PE), entidade correalizadora do 20º Conamat
A 20ª edição do Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) representa o grande momento do movimento associativo nacional.
A sua realização pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) após um período de dificuldades, em virtude da pandemia de Covid-19, foi destacada pela presidente da Amatra 6 (PE), Laura Botelho, na abertura do evento nesta quarta-feira (27/4).
"Temos na Anamatra, a única associação com legitimidade, base e história para representar toda a Magistratura trabalhista brasileira. Assim sendo, um evento dessa magnitude somente por ela poderia ser conduzido”, afirmou a presidente.
Ao reforçar a necessária união para a condução de caminhos de valorização da Magistratura, a presidente apontou para a efetiva participação, no movimento associativo, de juízes substitutos, titulares, desembargadores, da ativa e também aposentados.
"Somente unidos podemos falar em independência, dignidade, em combate a toda forma de avaliação que se baseie em números absolutos, e não na circunstância de cada juiz ou juíza, bem como das unidades judiciárias. Somente juntos podemos debater com consistência sobre a política de metas, priorizando as de cunho qualitativo e que se voltem para a efetividade da prestação jurisdicional, sem perder o olhar nos desafios estruturais da Justiça do Trabalho. Somente ombreados é possível conduzir uma reestruturação que não represente risco de inviabilização da atividade que abraçamos", finalizou.
Novos caminhos
A vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região, desembargadora Nise Pedroso, também abordou a importância do Conamat, classificando-o como "o grandioso evento da Magistratura do trabalho".
Destacou que o momento é propício para discussões sobre o futuro do trabalho, liberdade de expressão, gênero e diversidade no Judiciário, temas que serão tratados no Congresso, buscando caminhos e soluções " para as mudanças que surgem na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, justa e plural", completou.
O evento acontece até sábado em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca (PE).
Programação tem transmissão ao vivo
Os painéis, debates e conferências contam também com professores, jornalistas, pesquisadores, advogados e procuradores ligados às áreas do direito do trabalho e de direitos humanos. Tudo será transmitido pelo canal da Anamatra no Youtube: https://www.youtube.com/tvanamatra.
O evento é realizado no centro de convenções do Enotel Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE), respeitando todos os protocolos de saúde nacionais e locais. Confira a programação completa no site do evento: https://www.anamatra.org.br/conamat/programacao-conamat.
Confira as fotos da solenidade de abertura em: https://www.flickr.com/photos/anamatra/albums
* Com a colaboração da jornalista Márcia Guenes (Amatra 6/PE)
SAIBA MAIS:
Ao abrir 20º Conamat, Colussi defende valorização da Magistratura do Trabalho
Para Fux, Justiça do Trabalho promove celeridade e aproxima o Judiciário da sociedade
'Sociedade clama por resposta célere e efetiva da Justiça do Trabalho', afirma presidente do TST
Brasil será uma das grandes economias do mundo quando direitos sociais forem observados, afirma Moraes
Conamat: Foz do Iguaçu é escolhida para sediar evento em 2024