Solenidade foi conduzida pelo presidente do Conselho, ministro Luiz Fux
As transformações proporcionadas pelos avanços tecnológicos no Poder Judiciário são temas abordados no livro “Inteligência Artificial e Aplicabilidade Prática no Direito”, lançado nessa terça (19/4) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A solenidade, na sede do órgão em Brasília, contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e dos diretores de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos e de Assuntos Legislativos da entidade, respectivamente, Marco Aurélio Treviso e Valter Pugliesi.
Composta por 16 artigos, a publicação discute a utilização da tecnologia na prestação jurisdicional e trata das novas ferramentas digitais e da inteligência artificial como mecanismos que conferem maior agilidade aos trabalhos desempenhados pelos tribunais.
Coordenada pelo secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, e pelo secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica, Marcus Livio Gomes, e organizada pela chefe de gabinete da Secretaria Especial, Doris Canen, a obra apresenta trabalhos elaborados por ministros de tribunais superiores, conselheiros, conselheiras, juízes e juízas auxiliares do CNJ.