Evento acontece dos dias 27 a 30 de abril, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)
'O homem, a máquina e o trabalho. Uma reflexão dentro da transformação tecnológica sem precedentes'. Esse é o tema de painel que acontece no Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), no dia 28 de abril, reunindo o juiz do Trabalho Hugo Cavalcanti Melo Filho e a professora Veena Dubal, da Universidade da Califórnia. O 20º Conamat acontece dos dias 27 a 30 de abril, em Ipojuca (PE)
Segundo Hugo Melo Filho, a importância do debate insere-se no contexto da realidade do trabalho escravo contemporâneo, e da expectativa, até aqui não confirmada, de que máquina e o desenvolvimento tecnológico livrariam o homem da escravidão e do fardo do trabalho, intuída por Aristóteles e categoricamente rechaçada por Karl Marx. “O mercado de trabalho contemporâneo concentra os postos de trabalho no setor de serviços, realizado por meio de plataformas digitais, o que fez surgir um novo proletariado de serviços”, explica o magistrado.
Nesse cenário, esclarece Melo Filho, a revolução digital não alterou a relação de classe que existe entre o capitalista, detentor dos meios de produção, e o trabalhador, detentor da força de trabalho. “A tecnologia, como forma de coordenação e de regulação de interesses, é parte das relações sociais do trabalho, utilizada pelo poder econômico para incrementar a produtividade, enquanto o proletariado vai se transformando em função das técnicas e da organização do trabalho”, compara.
Saiba mais sobre o Conamat em: www.anamatra.org.br/Conamat
_______________________
Informações à imprensa:
Allan de Carvalho
Telefone: (61) 98121-3121
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.