Principal evento da Magistratura do Trabalho ocorrre de 27 a 30 de abril, em Ipojuca (PE)
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) conseguiu reunir em uma única temática os objetivos e desafios que se colocam hoje para o movimento associativo, para a Justiça do Trabalho e para o mundo do trabalho como um todo.
A avaliação é da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaide Arantes, conferencista do 20º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), evento deliberativo da Anamatra que acontece de 27 a 30 de abril de 2022, em Ipojuca (PE), com o tema “Justiça do Trabalho e proteção social: contemporaneidade e futuro”.
Para a ministra, a inciativa do evento também vai ao encontro da avaliação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas (ONU) de que a promoção do diálogo social é a única saída para a enorme crise que aumentou ainda mais com a pandemia da Covid-19.
“O Conamat enfrenta discussões o trabalho e a centralidade da pessoa humana, os grandes desafios das novas tecnologias, as reformas trabalhistas precarizantes dos contratos e das condições de trabalho da mulher e do homem trabalhadoras e trabalhadores. Da Magistratura, gênero, identidade e diversidade no Poder Judiciário. Do acesso à Justiça tão banalizado pelos ventos do neoliberalismo, sem deixar de tratar até mesmo de um dos assuntos mais delicados para a Justiça do Trabalho na atualidade: “A Justiça do Trabalho e o Supremo Tribunal Federal”, aponta a magistrada.
Nesse cenário, para a ministra, a participação do mundo jurídico no evento é fundamental, “em especial no cenário quando se enfrenta, no Brasil, ataques à Democracia e ao Estado de Direito, tentativas de reduzir o papel do Direito e da Justiça do Trabalho, a banalização dos Direitos Sociais e da Justiça Social, em meio a crises econômicas, sociais, políticas, sanitárias, desemprego crescente, precarização do trabalho, novas formas de trabalho sem proteção alguma, com o aumento da desigualdade social e econômica e o empobrecimento da classe trabalhadora e da população brasileira mais vulnerável”.
“Nós, integrantes do Poder Judiciário, e no exercício de funções de poder, temos grande responsabilidade por mudanças rumo à construção de uma sociedade melhor, mais igualitária, segura e que possamos ser mais felizes”, reforça Delaide Arantes.
As conferências e painéis do 20º Conamat poderão ser acompanhados, ao vivo, pelo canal da TV Anamatra no Youtube, no endereço: www.youtube.com/tvanamatra.
Saiba mais sobre o Conamat em: www.anamatra.org.br/conamat