Evento antecedeu a 2ª Sessão Ordinária do CSJT, primeira sob a presidência do ministro Emmanoel Pereira
O presidente da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, acompanhou nesta sexta-feira (25/3), cerimônia de aposição da foto do ex-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Brito Pereira, na galeria de presidentes do Conselho. O ministro foi presidente da instituição no biênio 2018-2020. O evento antecedeu a 2ª Sessão Ordinária do CSJT de 2022 e contou com a presença de ministros, desembargadores e servidores do órgão.
Na solenidade, o atual presidente do CSJT e do TST, ministro Emmanoel Pereira, afirmou que a homenagem representa mais um capítulo da história da Justiça do Trabalho. “As recentes medidas de isolamento social acabaram por me proporcionar a agradável missão de homenageá-lo. Ele seria homenageado pela ministra Maria Cristina Peduzzi, que presidiu o CSJT no biênio 2020-2022. Contudo, quis o destino que eu fosse escolhido para conduzir esta honraria a um homem que tem seu histórico de vida fundado na expressão de competência, integridade e ética”, ressaltou.
Em agradecimento, o ministro Brito Pereira destacou o auxílio que recebeu durante sua gestão e, entre os citados nominalmente, ele destacou o presidente Luiz Colussi. “Eu o conheci ainda como vice-presidente da Anamatra. Torci para que ele se candidatasse à presidência, votei nele”, disse, lembrando que é associado da entidade. “A convivência dentro do CSTJ completou a lição do curso para eu compreender as questões da Justiça do Trabalho. Este retrato que hoje é colocado aqui eu humildemente aceito, pois ficará um registro do tempo em que eu testemunhava esse gosto por esse encontro com Anamatra, Coleprecor [Colégio de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho] e com todo o Conselho”, acrescentou.
Em seguida, foi também homenageada a secretária-geral do CSTJ no biênio 2018-2020, Márcia Lovani Sotti. “A doutora Márcia deixou uma marca no CSJT, sendo inclusive a primeira secretária-geral a exercer o cargo durante quatro anos consecutivos. A aposição de sua foto na galeria de ex-secretários-gerais do CSJT concretiza o reconhecimento de um trabalho feito com qualificação e que contribui significativamente com o valioso papel de assessora a presidência e o plenário do Conselho na tomada de decisões", registrou a atual secretária-geral, Carolina da Silva Ferreira.
Sotti agradeceu o apoio de todos em sua gestão e também citou a convivência engrandecedora com a Associação. “Doutor Colussi, convivência com a Anamatra foi de um aprendizado imenso. Agradeço por todos os momentos que o senhor, com muita fidalguia, tratou dos assuntos da Justiça do Trabalho, e agradeço a cada um dos servidores do CSJT", comentou em seu discurso.
Também participaram da solenidade a vice-presidente do TST, ministra Dora Maria da Costa, e dos ministros Alberto Balazeiro, Ives Gandra Filho e Hugo Carlos Scheuermann.