Inscrições já estão abertas e seguem até 22 de abril
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou, nessa quinta (10/3), da cerimônia de lançamento da 19ª edição do Prêmio Innovare. Também compuseram o dispositivo de honra o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare), Ayres Britto, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Cármen Lúcia, além da secretária-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Aline Osorio.
O ministro Humberto Martins abriu a cerimônia destacando a importância da premiação. “Desde 2004, o Innovare busca identificar, reconhecer e valorizar práticas inovadoras que tragam melhorias para o funcionamento do Judiciário brasileiro e fazer com que essas práticas sejam disseminadas pelo país em favor do Brasil”, afirmou.
Já a ministra Carmem Lúcia relembrou a grande história construída pelos grandes educadores brasileiros Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. “Anísio Teixeira dizia que só haverá democracia no Brasil no dia que se montar no país a máquina em que se prepara a democracia e essa máquina é a escola pública, de qualidade, para todos, que inclui, em um país onde tradicionalmente a educação exclui, para a formação de elites”, afirmou.
Premiado em 2011, quando era diretor do departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia-Geral da União (AGU), o ministro André Mendonça (STF) destacou o papel de estímulo ao aprimoramento do Sistema Judiciário desempenhado, desde 2004, pelo Prêmio e o Instituto Innovare. “O Instituto Innovare motiva e desafia não só os operadores do direito, como atores da sociedade que se relacionam de alguma forma com o Poder Judiciário e o setor de Segurança Pública, todos aqueles que querem construir uma justiça mais próxima do ideal de justiça sintetizado na nossa Constituição”, destacou.
O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, também destacou a importância do Prêmio, pois “encoraja todos os integrantes do Judiciário a sempre buscar novos caminhos em prol de uma prestação jurisdicional atenta às inovações disponíveis e às necessidades da sociedade e dos seus servidores. É motivo de grande orgulho para a Anamatra contribuir com essa iniciativa ímpar em nosso país”
*Sobre as inscrições: -* As inscrições para o 19º. Prêmio Innovare, que tem a Anamatra como entidade integrante do seu Conselho Superior, já estão abertas. Para participar da premiação, é necessário se inscrever, preenchendo um formulário no site www.premioinnovare.com.br com todos os dados referentes à iniciativa. Lá, as inscrições já estão abertas para as categorias Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Todas as categorias têm tema livre e o Innovare escolherá uma prática que esteja alinhada ao tema “Educação e Cultura: o futuro do país”, para o Prêmio Destaque.
Para as categorias acima, o prazo de inscrições no site do Innovare vai até o dia 22 de abril.
Neste ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participará novamente com uma categoria especial, a CNJ/Inovação e Acesso à Justiça. Mas, atenção! Para esta categoria, as inscrições vão somente até o dia 7 de abril, pelo site do Portal CNJ de Boas Práticas. Inscreva-se.