Anamatra participa de culminância de alunos beneficiados pelo Programa TJC em Brasília

Atividades abordaram o tema central “Mulher, Trabalho e Sociedade”

“Mulher, Trabalho e Sociedade”. Este foi o tema central abordado pelo Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), no âmbito da Amatra 10 (DF/TO) em 2021. A vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, participou, nesta sexta (10/12), da abertura da culminância do Programa, realizada de forma telepresencial.

Também estiveram presentes o presidente do TRT 10, desembargador Brasilino Santos Ramos, o presidente da Amatra 10 (DF/TO), Cristiano Abreu e Lima, a coordenadora regional do TJC na Amatra 10, Juíza Audrey Choucair Vaz, o desembargador da 10ª Região Mário Caron, a Juíza da 10ª Região  Roberta Carvalho e a integrante da Secretaria de Educação do DF, Adriana Brasil, entre outros convidados.

A coordenadora do Programa no âmbito da Amatra 10, Audrey Choucair Vaz, celebrou o encerramento de mais um ciclo virtuoso. Ao citar os diversos desafios encontrados para a realização das atividades, em meio a uma pandemia devastadora, a juíza destacou o caráter humanitário do Programa. “Pelo TJC, ganha a sociedade, ganham os jovens e os cidadãos, mas, principalmente, ganham os juízes e juízas que se aproximam da realidade laboral encontrada nos processos, entendendo a carência enfrentada por tantos brasileiros. O magistrado torna-se mais experiente, sensível e humano”.

Em sua fala, a vice-presidente Luciana Conforti, agradeceu a oportunidade de participar da cerimônia de encerramento de uma iniciativa que promove a abertura para o conhecimento e que tem como resultado o exercício da cidadania.

A magistrada parabenizou o tema central abordado neste ano, especialmente por estar sintonizado com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e com a Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que entrou em vigor em 2021 e que ainda não ratificada pelo Brasil. A Convenção reconhece que a violência e o assédio no local de trabalho constituem uma violação dos direitos humanos, comprometendo a igualdade de oportunidades e o alcance do trabalho decente.

A vice-presidente da Anamatra lembrou que, no último mês, juntamente com o presidente Luiz Colussi, teve a oportunidade de participar do "tira dúvidas" com alunas e alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), do Centro de Ensino Médio Urso Branco, localizado no Núcleo Bandeirante. “É sempre um grande aprendizado. Nós vamos tirar as dúvidas, mas, na verdade, somos brindados com essa rica troca de experiências que o programa proporciona”.

Conforti também ressaltou a importância da data do evento, já que 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que marca a formalização da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E, para ilustrar a relação fundamental que há entre a pedagogia e os direitos humanos, a magistrada mencionou o educador e escritor Paulo Freire:
“Conhecer os direitos para reivindicar,
Conhecer os direitos para respeitar,
E conhecer todos os direitos, para que os direitos humanos possam ser observados.”

Programação - Ao longo do dia de hoje, estudantes de diversas instituições de ensino do Distrito Federal vão apresentar os trabalhos realizados, de forma criativa e lúdica, com os temas abordados pelo projeto. Haverá premiação para os trabalhos melhor avaliados. Os professores também falarão de suas experiências. Maiores informações poderão ser obtidas por meio das redes socias da Amatra 10.

Cidadania - Idealizado e coordenado em âmbito nacional pela Anamatra, o programa Trabalho, Justiça e Cidadania tem o objetivo de compartilhar noções básicas de direitos e deveres dos cidadãos, ética, cidadania, dos meios de acesso à Justiça, além de promover a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Por meio de debates, cursos, palestras, visitas guiadas, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o TJC permite que os magistrados, membros do Ministério Público Estadual, advogados, docentes do Direito e servidores do Judiciário se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes quanto dos profissionais de educação.

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