Reunião institucional discutiu temas relacionados à promoção da equidade de gênero
A vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, reuniu-se, nessa quarta (17/11), com o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira. Também estiveram presentes as Procuradoras do Trabalho Adriane Reis de Araújo e Melícia Carvalho Mesel, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
O encontro, realizado em caráter institucional, teve como objetivo o estreitamento de laços entre as entidades ali representadas e a discussão de assuntos inerentes à promoção da equidade de gênero. Na oportunidade, o procurador-geral recebeu pessoalmente o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero 2021 do Conselho Nacional de Justiça, criado para que seja alcançada a igualdade de gênero e atenda ao objetivo de desenvolvimento sustentável n. 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O protocolo visa a capacitar e orientar a magistratura para a realização de julgamentos, por meio do estabelecimento de diretrizes que traduzam um novo posicionamento da Justiça, com maior equidade entre homens e mulheres.
A juíza do Trabalho Patrícia Maeda, que participou do Grupo de Trabalho que desenvolveu o Protocolo e que hoje integra a Comissão de Direitos Humanos da Anamatra, também participou da reunião.
O objetivo da Anamatra é construir uma sólida parceria com a Procuradoria-Geral do Trabalho para a discussão mais aprofundada desta temática, possibilitando maior conscientização da sociedade a respeito, inclusive com a realização de cursos conjuntos.