Magistrada foi diretora da Anamatra em três biênios e presidiu a entidade regional
A Associação do Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5/BA) realizou, nesta quinta (18/11), em formato híbrido, solenidade de entrega da Comenda do Mérito do Judiciário referente aos anos de 2020 e 2021. A juíza Viviane Leite, secretária-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), representou a entidade no evento.
Outorgada pela Amatra 5 desde 1996, no final de 2012, por deliberação da Assembleia da entidade, passou a se denominar "Comenda Fátima Stern do Mérito Judiciário", uma homenagem dos juízes baianos a uma magistrada que honrou o movimento associativo trabalhista local e nacional.
E a comenda deste ano fez um destaque especial à Fátima Stern, com a entrega da homenagem aos filhos Luciana e Marcelo. Atuante no movimento associativo baiano, onde presidiu Amatra 5, a magistrada esteve à frente das diretorias de Comunicação (2005-2007) e Formação e Cultura (2007-2009), além da secretaria-geral (2009-2011) da Anamatra. A magistrada faleceu no dia 18 de novembro de 2011.
Ao anunciar a homenagem, o presidente da Amatra 5 (BA), Guilherme Ludwig, falou da importância da magistrada para o movimento associativo, marcada pelo amor, sagacidade, empatia, energia, preocupação com os colegas. “Hoje homenageamos essa grande mulher, salve Fátima!”.
Também foram agraciados as juízas do Trabalho Cecília Pontes Barreto, Gerúzia Amorim, os juízes do Trabalho Edlamar Cerqueira e Paulo Temporal e o advogado Jorge Otávio Oliveira Lima (in memoriam).