Julgamento com perspectiva de gênero é tema de audiência com diretora da Enamat

Na ocasião, foi entregue protocolo desenvolvido pelo CNJ sobre o tema

A vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, reuniu-se, nesta quarta (17/11), com a diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, e com o Juiz Auxiliar da Direção da entidade, Platon Neto.

A videoconferência tratou da entrega simbólica do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero 2021 do Conselho Nacional de Justiça, elaborado a partir de grupo de trabalho criado para auxiliar na implementação das políticas nacionais relativas ao enfrentamento à violência contra as mulheres e ao incentivo à participação feminina no Poder Judiciário, instituído pela Portaria CNJ n. 27/2021. A ideia é de que o documento, eventualmente, possa integrar futuros cursos de formação de magistradas e magistrados do Trabalho, após análise da diretoria da Enamat.

Também participou da reunião a juíza Vanessa Sanches, da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra e que integrou o referido Grupo de Trabalho, como integrante da comissão Anamatra Mulheres, juntamente com a juíza Patricia Maeda, que, atualmente, também integra a Comissão de Direitos Humanos. Oportunamente, será marcada nova reunião para apresentação de projetos da Enamatra - Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho e estreitamento da relação institucional.

Atuação da Anamatra - Julgamento com perspectiva de gênero tem sido um dos temas prioritários de atuação da Anamatra, especialmente por meio da Comissão Permanente Anamatra Mulheres, instituída no biênio 2017/2019.

A Comissão Anamatra Mulheres tem o objetivo de implementar, institucionalmente, estudos e debates da temática da equidade de gênero tanto no âmbito da representação associativa quanto no sistema de justiça, bem como promover discussões acerca dos problemas enfrentados pelas magistradas do trabalho na judicatura, por razão de gênero, com o intuito de se obter proposições de ações a serem apresentadas à direção da Associação Nacional.


Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra