Evento promovido pelo TST e CSJT, sob a coordenação da ministra Delaíde Arantes, foi encerrado nesta sexta (22/10)
Debater a importância de um ambiente de trabalho seguro e decente, com todos os esforços para a redução de acidentes e doenças, especialmente em tempo de crise, como a atual pandemia da Covid-19. Esse foi o mote do 6º Seminário Internacional do Programa Trabalho Seguro, realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Transmitido pelo canal do TST no Youtube, entre os dias 18 e 22 de novembro, o evento teve a condução da ministra Delaíde Arantes, coordenadora do comitê nacional do Programa Trabalho Seguro. “A pandemia e as diversas crises impõem momentos desafiadores, por isso, o Programa Trabalho Seguro viu nesse cenário a necessidade de promover esse debate claro e conciso e tem realizado ações com vistas à conscientização e a prevenção”, explica a ministra.
O encerramento do evento contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Antonio Colussi. Dirigindo-se à ministra Delaíde Arantes, o magistrado destacou a honra de participar do evento, de forma pessoal e também em nome da Anamatra, em razão da parceria “estreita e ativa da entidade com o Programa”.
“O Programa Trabalho Seguro não pode parar nunca. É uma iniciativa extraordinária e fundamental. Fica aqui a nossa esperança e a nossa convicção de que o Programa Trabalho Seguro continuará executando a sua missão de mostrar, de ensinar à sociedade, a trabalhadores e empregadores, a importância da prevenção e de termos ambientes laborais seguros, saudáveis, como forma da promoção da vida e da dignidade de todas e todos”, declarou o presidente.
O presidente da Anamatra também mencionou o fato de a temática do trabalho decente alinhar-se à Agenda 2030 da ONU. “O objetivo de desenvolvimento sustentável 8 aponta para promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todas e todos”, lembrou. A Meta 8.8 do referido ODS, referiu o presidente, também se alinha ao Programa: proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários”.
10 anos Programa Trabalho Seguro - Criado na gestão do ministro João Oreste Dalazen, o Programa Trabalho Seguro tem como objetivo formular e executar projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. A Anamatra figura como uma das instituições apoiadoras da iniciativa deste a sua criação. Saiba mais
sobre o Programa em: http://www.tst.jus.br/web/trabalhoseguro/
Confira a íntegra do Seminário, disponível no canal do TST no Youtube:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLSAyE9HVlBfLu10y7PjBTxTJFsubv6jDD