Ministra do STM e Anamatra discutem acolhimento a magistradas afegãs em risco

Associação tem atuado ativamente para obter informações sobre o acolhimento dos cidadãos afegãos

O presidente e a vice-presidente da Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Antonio Colussi e Luciana Conforti, se reuniram virtualmente com a ministra do Supremo Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, nesta terça-feira (19/10), para oferecer apoio às medidas iniciadas pelo Brasil e outras nações para acolher cidadãos do Afeganistão. A principal preocupação é com magistradas e suas famílias, que se sentem ameaçadas desde que o grupo Talibã tomou o poder no país.

Assim como o STM e outras entidades, a Anamatra tem atuado ativamente para obter informações sobre o acolhimento dos cidadãos afegãos - em especial as mulheres - e buscar formas de oferecer apoio aos imigrantes que venham a se estabelecer no Brasil. “Nós, magistrados, devemos atuar em gestões institucionais para que possamos dar condições dignas aos estrangeiros que vierem para cá, de trabalho e sobrevivência no nosso país”, resumiu a ministra Maria Elizabeth.

“Estamos participando do grupo de acolhimento e mantendo diálogo efetivo com as pessoas, Poderes e entidades, nacionais e interncionais, engajados para a recepção das juízas afegãs e suas famílias. Agradecemos à ministra pela disponibilidade e possibilidade de parceria nesses esforços”, comentou Conforti. “As informações sobre esse trabalho estão sendo tratadas com muito zelo para evitar exposições desnecessárias. O foco é naquelas ações em que poderemos contribuir mais ativamente, e a conversa com a ministra reforçou esse direcionamento”, destacou Colussi.

Anamatra celebra portaria que regulamenta acolhida a afegãos

Anamatra se une à IAWJ para dar suporte a juízas afegãs

Crise humanitária no Afeganistão: Anamatra divulga nota pública em defesa da liberdade e igualdade de gênero para as mulheres afegãs