Entidade baiana será presidida pelo juiz Guilherme Guimarães Ludwig
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou, nesta sexta (28/5), da posse solene telepresencial do novo corpo diretivo da Amatra 5 (BA). A entidade baiana será conduzida, no biênio 2021/2023, pelo juiz Guilherme Guimarães Ludwig.
“Hoje revivo toda a emoção que vivi na ocasião da posse adminitrativa da Amatra 5”, afirmou Luiz Colussi ao saudar os novos dirigentes e parabenizar os dirigentes da diretoria anterior. O presidente da Anamatra falou dos desafios que são esperados nos próximos dois anos, o que, em sua avaliação, demandam o fortalecimento dos laços associativos.
Luiz Colussi também lembrou a marcante participação da Amatra 5 na história do movimento associativo. A desembargadora aposentada Ilce Carvalho, da 5ª Região, foi a primeira mulher a ocupar a Presidência da Anamatra (1989/1991) e, entre suas várias realizações, estiveram a idealização do Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) e a luta pela valorização da Magistratura e da Justiça do Trabalho.
“As crises são cíclicas. Estamos, atualmente, debatendo a questão da reestruturação da Justiça do Trabalho, para que não haja retrocessos nas conquistas que temos obtido ao longo do tempo. A Anamatra assume o compromisso de, cada vez mais, atuar em conjunto visando ao bem-estar de todos e ao engrandecimento da Justiça do Trabalho”, destacou Luiz Colussi, defendo, também, a ampliação da competência da Justiça especializada.
Em seu pronunciamento, o novo presidente da Amatra 5 destacou a realidade da pandemia e os seus impactos na vida da sociedade e dos magistrados e das magistradas o que impulsionou, por exemplo, uma revolução digital. “É um mundo novo, admirável sob vários aspectos, mas também assustador quanto aos seus impactos, não raro, negativos. As novas tecnologias invadiram as nossas vidas, elas estão por toda a parte. Somos monitorados por algoritmos que moldam a realidade virtual a partir de padrões de comportamento calculados a partir de nossas próprias escolhas”, disse Guilherme Ludwig, apontando as mudanças que a tecnologia promoveu na prestação jurisdicional, por exemplo, com a utilização das provas digitais e as audiências telepresenciais.
Ludwig também ressaltou a linha de atuação da nova diretoria, em especial em na concretização da independência da Magistratura, “expressão síntese de suas prerrogativas e garantia da própria sociedade e do Estado Democrático de Direito”. Para o presidente, essa independência passa pela defesa da solidez da carreira da Magistratura no presente e pela sua projeção no tempo diante da garantia da vitaliciedade, bem como pela defesa da própria Justiça do Trabalho.
Sobre o novo presidente - Guilherme Guimarães Ludwig nasceu em Salvador/BA, em 1972. Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia e professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia, nas disciplinas de Direito do Trabalho I e II, Direito Processual do Trabalho e Direito da Seguridade Social, além de desenvolver projetos de extensão relacionados. Juiz do Trabalho na 5ª Região/BA, atuou como vice-coordenador da Escola Judicial do TRT 5 (biênio 2019-2021) e ocupou, no biênio 2019-2021, o cargo de vice-presidente da Amatra 5. Ludwig também é membro de Conselhos Editoriais de Revistas Jurídicas e autor de livros e artigos jurídicos na área trabalhista.
Confira a composição da nova diretoria da Amatra 5:
Diretor Presidente: Guilherme Guimarães Ludwig
Diretora Vice-Presidente: Manuela Hermes de Lima
Diretor de Prerrogativas: Leonardo de Moura Landulfo Jorge
Diretor Secretário: Agenor Calazans da Silva Filho
Diretora Tesoureira: Ana Paola Santos Machado Diniz
Diretor Cultural: Aloisio Cristovam dos Santos Junior
Diretor Social, de Esporte e Lazer: Álvaro Marcos Cordeiro Maia
Diretora de Comunicação: Maria Angela Magnavita Sampaio
Diretora de Aposentados e Pensionistas: Rosemeire Lopes Fernandes
Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Adriana Manta da Silva
Diretor da Ematra5: Joalvo Carvalho de Magalhães Filho