Diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Almeida Ramos, representou a Anamatra na ocasião
A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Almeida Ramos, participou, nesta quinta (20/5), da 3ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho Mulheres na Política, criado no âmbito do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
Logo no início do encontro, foi feito um breve relato a respeito das ações desenvolvidas pelo colegiado nos últimos 30 dias. Entre os temas discutidos esteve a reorganização da Coordenação do GT, com candidaturas aos cargos de vice-coordenadora e suplentes do colegiado. Deliberou-se pelo adiamento da votação, para avaliação e consulta técnica a respeito das previsões contidas no Regimento Interno do MCCE.
Na sequência, a coordenadora do grupo, Fernanda Costa, apresentou às demais integrantes os princípios e premissas do grupo, além da sua estrutura, mencionando as organizações que o integram.
Em sua primeira participação no GT, a diretora Patrícia Ramos lembrou que a temática da equidade de gênero tem sido amplamente discutida pela entidade, inclusive resultando na criação da Comissão Permanente Anamatra Mulheres, que tem tido como foco a reflexão e o planejamento de ações voltadas à equidade de gênero no Poder Judiciário, nas relações de trabalho e, num contexto maior, na própria sociedade. “Dentro desse contexto, mesmo que estejamos voltados às questões trabalhistas, o tema eleições é muito caro para a Anamatra, pois uma melhor composição feminina no Legislativo, com efetiva representatividade, reverberará, inexoravelmente, no mundo trabalhista”, apontou a juíza, que colocou a Anamatra à disposição para contribuições futuras.
Eventos - No próximo mês de junho, em comemoração ao aniversário da Lei Ficha Limpa (LC 135/ 2010), o GT pretende promover uma live que discutirá, entre outros aspectos, o atual cenário eleitoral brasileiro e suas perspectivas. Já em setembro, o MCCE realizará um seminário internacional, destacando a contagem regressiva de 1 ano para as eleições de 2002. Serão convidados representantes de diversos países, que apresentarão boas práticas e experiências positivas, com o intuito de promover um debate amplo e qualificado sobre a temática das eleições. Maiores informações sobre os eventos serão disponibilizadas em breve.
Comunicação - Objetivando dar maior visibilidade à atuação feminina na política brasileira tratada pelo colegiado na imprensa, as integrantes do GT produzirão, a cada 30 dias, artigos que contemplem os assuntos discutidos no âmbito do GT. As entidades enviarão sugestões de temas a serem abordados.
Sobre o GT - O Grupo de Trabalho tem por objetivo a colaboração técnica multidisciplinar com foco temático na participação das mulheres na política, com suas intersecções e o debate étnico e de gênero, geracional e inclusivo, visando compreender como a educação e boas práticas, acompanhamento e fiscalização da legislação e o combate à corrupção podem promover maior equidade.