Jurista debateu o tema com a presidente da Anamatra, Noemia Porto, no Instagram da Associação
Magistratura do futuro. Esse foi o tema da “live” que a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) promoveu, nesta quarta-feira (14/04) em seu perfil no Instagram. A temática foi analisada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, com a participação da presidente da Anamatra, Noemia Porto.
Ao abrir o evento, a presidente falou do objetivo de debater o Poder Judiciário de hoje e os caminhos possíveis para magistradas e magistrados brasileiros no futuro. Também reconheceu a importância que o ministro sempre deu ao movimento associativo da Magistratura. “O senhor confere valor à organização política da Magistratura brasileira”, disse Noemia Porto.
No início da “live”, o ministro falou da importância conferida pela Constituição de 1988, em especial após a Emenda Constitucional 45, à Magistratura. Em sua avalição, além de trazer inovações e garantias para os magistrados e magistradas, a Carta Democrática inseriu as escolas da Magistratura, conferindo mais profissionalismo à carreira. “A curva do Judiciário e a nossa história são ascendentes. Ocupamos o espaço das Magistraturas mais avançadas e independentes mundialmente”, apontou, citando e analisando doutrinas atuais e históricas que dizem respeito ao sistema de Justiça brasileiro.
Noemia Porto, apresentando e homenageando o ministro, também indicou julgamentos emblemáticos e marcantes do Poder Judiciário brasileiro que estiveram sob sua relatoria, entre eles a discussão sobre o direito fundamental ao esquecimento, tema que teve desfecho recente no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).
Também estiveram entre os temas abordados na “live” as críticas relativas ao ativismo judicial, unidade da Magistratura, litigiosidade e desafios da inteligência artificial e da justiça preditiva.
Siga a Anamatra no Instagram e confira a íntegra da live: https://www.instagram.com/tv/CNpiODvjkTu/?utm_source=ig_web_copy_link
Asssista, também, pelo canal da TV Anamatra no Youtube: