Evento presidido pelo Ministro Agra Belmonte marcou a posse do novo acadêmico, Eduardo Pragmácio
Temas atuais no contexto da crise sanitária na perspectiva do Direito do Trabalho e Internacional foram debatidos nesta sexta-feira (5/3) durante o 24º Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, com a participação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.
A posse do acadêmico Eduardo Pragmácio Filho, advogado e presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) marcou o início do evento. Ao ocupar a cadeira 85 da ABDT, como membro efetivo, Pragmácio fez questão de registrar agradecimentos aos que acompanharam a jornada até a Academia. ´´Aprendi como ainda tem envergadura a palavra empenhada e os compromissos firmados. Sou grato aos amigos que já possuía que já estão na Academia e que, de um jeito ou de outro, me ajudaram a chegar até aqui. E grato também aos amigos que ganhei ao chegar até aqui. Na minha trajetória de estudos sempre fui inspirado por professores dedicados e especiais a quem rendo homenagens´´, pontuou ao assumir o compromisso de contribuir nas discussões sobre o Direito do Trabalho no País. "Estou muito feliz e honrado com a minha ascensão à ABDT, mas sobretudo sinto-me com uma responsabilidade redobrada, em virtude de a instituição ser um dos maiores e mais importantes grupos que discutem o Direito do Trabalho no Brasil. Com esse novo momento me sinto ainda mais instigado a continuar contribuindo para os estudos e o aperfeiçoamento do Direito do Trabalho e das relações trabalhistas no país.", celebrou.
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte, presidente da ABDT presidiu a sessão virtual de posse. ´´Sobre o sonho de integrar a ABDT, disse Freud: O sonho representa a realização de um desejo. Sobre a realização, pontuou Franklin Roosevelt: ´´Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje. A respeito da conciliação, disse Albert Camus: Se o homem falhar ao conciliar a justiça e a liberdade, então falhou em tudo. Parabéns, professor Pragmácio, seja bem-vindo e que a criatividade e imaginação a que se referiu possam, efetivamente, resultar em um novo contrato social, democrático e conciliador atento às diferenças e oportuidades´´, ressaltou.
Logo após a solenidade virtual de posse, especialistas se debruçaram nos debates sobre a crise da saúde pública e econômica, proteção social e produção em rede, a uberização das relações de trabalho, e novas perspectivas do Direito Internacional da Seguridade Social.