Presidente da Anamatra acompanhou a cerimônia de forma telepresencial
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, participou, nesta segunda (1º/2), de forma telepresencial, da cerimônia de abertura do Ano Judiciário de 2021.
Em seu discurso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, destacou a atuação do Poder Judiciário durante a pandemia da Covid-19. Para Fux, o Poder Judiciário se reinventou como instituição, reorganizando os modos de trabalhar, de reunir e deliberar. “Privilegiamos na pauta casos de direta repercussão para o enfrentamento da pandemia, adaptando a agenda de julgamento da Corte para pacificarmos conflitos urgentes e garantirmos um mínimo de segurança jurídica e coordenação social nesse caos insondável”.
O presidente do STF também anunciou que, em 2021, o cidadão brasileiro terá um Poder Judiciário completamente reformulado com o programa 100% digital, que irá assegurar o direito de escolher a tramitação integralmente virtual do seu processo judicial, já adotado em mais de 900 varas no país.
Na avaliação da presidente da Anamatra, o princípio constitucional de acesso a uma ordem jurisdicional justa e a efetiva deve ser a marca da ideia de inovação no Poder Judiciário. “O Poder Judiciário precisa, sim, adequar-se aos novos tempos, mas sempre com respeito aos primados constitucionais. A inteligência artificial deve preservar a igualdade, a não discriminação, a pluralidade, a solidariedade e o julgamento justo, com a viabilização de meios destinados a eliminar ou minimizar a opressão, a marginalização do ser humano e os erros decorrentes de preconceitos”, afirm
* Com informações do STF