Reunião virtual foi conduzida pela presidente Noemia Porto
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, participou, nesta quarta (20/1), de reunião com as demais integrantes da Comissão Permanente Anamatra Mulheres, realizada por videoconferência. Além da presidente, participaram as juízas Daniela Lustoza, conselheira fiscal da Anamatra, Patrícia Maeda, Vanessa Sanches, Deizimar Oliveira, Laura Botelho e Odaise Martins.
O encontro virtual teve por objetivo o planejamento das próximas atividades a serem desenvolvidas pela Comissão até o fim da atual gestão da Anamatra. Nesse sentido, discutiu- se a realização de um evento em torno do dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. A ideia é promover uma reunião ampliada, que, além das integrantes da comissão, contará com a participação representantes de todas as Amatras.
Serão formados subgrupos por região, que abordarão temas específicos, pertinentes a cada uma delas. Após a discussão por grupo, será sistematizada uma fala comum entre todas as magistradas, que será traduzida em um documento, o qual apresentará as proposições construídas e as principais demandas identificadas para o futuro, no que se refere às questões de equidade de gênero.
Também esteve entre as ideias apresentadas a realização de um evento virtual para discutir os primeiros levantamentos resultantes da pesquisa “Enigma de Gênero: Mulheres e Carreira no Poder Judiciário Federal”, integrante do projeto de tese de Doutorado da juíza Daniela Lustoza Chaves, no Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (Unifor), orientada pelo prof. Dr. Gustavo Feitosa. A pesquisa foi realizada no ano passado e foi respondida por mais de 900 magistrados.
Entre os assuntos a serem discutidos no evento está o associativismo feminino, entre outros importantes aspectos identificados na pesquisa, relativos às questões de gênero. No final do evento, será lançado um e-book que compilará eventos, textos, artigos, de modo a documentar todo o trabalho desenvolvido pela comissão durante a gestão 2019/2021. Maiores informações a respeito dos eventos, como datas, formatos e participantes, serão divulgadas em breve.
A preocupação da Comissão Anamatra Mulheres com encaminhamentos relativos ao julgamento com perspectiva de gênero também compôs a pauta da reunião e segue sendo monitorado pelas integrantes do grupo. O tema é uma das grandes prioridades de atuação da Comissão, sendo, inclusive, tema de evento promovido pelo colegiado, em outubro do ano passado.
Confira abaixo a íntegra do evento, no canal da TV Anamatra no Youtube.