Evento acontece nos dias 25, 27 e 29 de janeiro, sempre das 17h às 18h30, com transmissão pelo Youtube
A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) realiza, nos dias 25, 27 e 29 de janeiro, o Seminário Virtual “Trabalho escravo em tempos de pandemia: este vírus, ainda?”, que será transmitido pelo canal da AMB no Youtube, sempre das 17h às 18h30 (horário de Brasília). O evento compõe as atividades da Semana de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, comemorado no 28 de janeiro. A Anamatra, que integra a Conatrae, é uma das entidades apoiadoras do seminário.
Em cada dia de seminário, será realizado um painel temático. Entre os temas a serem debatidos estão o “Trabalho escravo e pandemia: continuidade e eficácia das políticas públicas; novos marcos regulatórios; recomendações” e o “Trabalho escravo e pandemia: de olho na cidade e no campo”, com a participação, como expositores, do chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SIT/MTE), Maurício Krepsky, da Procuradora do Trabalho e Coordenadora nacional da CONAETE/MPT, Lys Sobral, do diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Edmundo Lima, do Auditor Fiscal do Trabalho da Detrae Thiago Barbosa, e do trabalhador rural, sobrevivente do trabalho escravo, agente de prevenção do CDVDH/CB de Açailândia (MA), Marinaldo Soares.
A presidente da Anamatra, Noemia Porto, participa do webinário como moderadora do painel a ser realizado no dia 27, que debaterá o tema “Trabalho escravo e pandemia: um cenário desafiador”. Atuarão como expositores o Professor Titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e Sociólogo do Trabalho, Ricardo Antunes, e o Professor do Instituto de Economia da UNICAMP Denis Maracci Gimenez.
Para o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Marcus Barberino, o seminário será uma grande oportunidade de atualização da agenda social e política em torno do combate ao trabalho escravo. “Os eventos da Semana de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil são fundamentais para que se possa rememorar o tema e também serve para aglutinar as pessoas e os saberes envolvidos na construção da política pública e na sua execução”, avaliou.
Clique aqui e inscreva-se agora mesmo.
Clique aqui e confira todos os detalhes da programação.