Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho será presidido pelo desembargador Leonardo Trajano
Em prestigiada solenidade virtual, tomou posse nessa quarta-feira (18/10) a nova diretoria do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho, o Coleprecor. A presidente da Anamatra, Noemia Porto, e o vice-presidente, Luiz Antonio Colussi, acompanharam a cerimônia conduzida pela presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi.
O Coleprecor passa a ser presidido pelo corregedor e vice-presidente do TRT 13 (PB), Leonardo Trajano. O corregedor do TRT 12 (SC), Amarildo de Lima, foi eleito para o cargo de vice-presidente e a presidente do TRT 5 (BA), Dalila Nascimento, será a nova secretária-geral.
"Esse é um singular momento da minha vida profissional e pessoal. O colegiado tem duas características marcantes – pluralidade e diversidade. É desse somatório, em um ambiente democrático, que vem a nossa maior riqueza – a adoção de boas práticas no exercício da prestação jurisdicional", observou o novo presidente do Colégio ao mencionar os desafios diante das dificuldades atuais, de questões orçamentárias às consequências da pandemia, como o desemprego. Emocionado, o novo presidente do Coleprecor citou seu conterrâneo, o escritor Ariano Suassuna. ´´Não sou otimista, nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso, disse Suassuna. Essa frase é cara", disse Leonardo Trajano.
A presidente da Anamatra, Noemia Porto, ressaltou o trabalho desenvolvido junto ao Colégio. Para a magistrada, o diálogo sincero entre as instituições foi primordial para o êxito alcançado, uma atuação que deve ser mantida. “A posse, hoje, da nova mesa diretora do Coleprecor foi marcada por falas significativas que reconhecem as adversidades pelas quais passa a sociedade e o Poder Judiciário, mas que também apontam no sentido de que os desafios poderão ser vencidos valorizando a cooperação e o diálogo institucional", ressaltou Noemia Porto.
O vice-presidente da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, também destacou a parceria entre as entidades. "A nova direção do Coleprecor vai se manter firme na luta pela defesa permanente da Justiça do Trabalho e no constante aperfeiçoamento dos tribunais trabalhistas brasileiros e, principalmente, mantendo a parceria com a Anamatra, nos assuntos em comum", pontuou.
Temas como remoções, posses de novos magistrados, gestão orçamentária e melhor interlocução entre o primeiro e o segundo graus estão entre aqueles que receberam atenção de ambas as instituições.