“Igualdade traz dignidade”, destacou o novo presidente ao garantir que não permitirá agressões à Corte
O ministro Luiz Fux é o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia, restrita, nesta quinta-feira (10), marcou ainda a posse da ministra Rosa Weber, originária da Justiça do Trabalho, como vice-presidente da Corte. O ministro Luiz Fux assume a presidência após nove anos de atuação no STF, quando passou a ocupar vaga deixada pelo ministro Eros Grau, que se aposentou em 2011. "Aos meus colegas ministros do Supremo Tribunal Federal, de ontem, de hoje e de sempre, presto a profissão de fé de que não economizarei esforços para manter a autoridade e a dignidade desta Corte, conjurando as agressões lançadas pelos descompromissados com a pátria e com o povo do nosso país", afirmou Fux no discurso de posse.
"Esses corruptos de ontem e de hoje é que são os verdadeiros responsáveis pela ausência de leitos nos hospitais, de saneamento e de saúde para a população carente, pela falta de merenda escolar para as crianças brasileiras e por impor ao pobre trabalhador brasileiro uma vida lindeira à sobrevivência biológica", completou o novo presidente do STF. Além dos julgamentos importantes dos quais participa, o ministro busca na conciliação uma estratégia para reduzir a judicialização. Dessa maneira, tem convocado audiências para debater temas polêmicos, como o Marco Civil da Internet, o juiz de garantias, o horário de funcionamentos dos tribunais e o federalismo fiscal.
A ministra Rosa Weber é a primeira juíza do Trabalho e a terceira mulher a se tornar ministra na história do STF. Nascida em Porto Alegre, se formou em Direito pela UFRGS, onde trilhou boa parte da carreira. Entrou para a Magistratura em 1976 e alcançou o cargo de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre, em 1991. Em 2006, foi indicada para o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, destacou o momento. ”Em nome da Anamatra, e de toda a Magistratura do Trabalho do País damos as boas-vindas ao novo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux e à vice-presidente, ministra Rosa Weber, originária da Justiça do Trabalho. Serão tempos desafiadores, mas a Magistratura do Trabalho confia no discernimento, na força, energia e na coragem de ambos”, ressaltou.
O vice-presidente da Anamatra, Luiz Antonio Colussi, disse estar confiante na gestão que se inicia. ”Estou convicto de que será uma administração voltada para a independência funcional da Magistratura e a independência do próprio Poder Judiciário, fundamental para a harmonia entre os poderes e a democracia brasileira. Por outro lado, a Anamatra se compromete a permanecer atuante e parceira do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em tudo aquilo que contribuir para o engrandecimento da Justiça brasileira, da Justiça do Trabalho e das prerrogativas dos magistrados”, asseverou.