Ministro Dias Toffoli quer olhar diferenciado para o Amazonas

Presidente do STF encerrou série de reuniões institucionais aos Tribunais. Anamatra acompanhou as visitas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, participou de videoconferência, na sexta-feira (28), com magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), com jurisdição no Amazonas e em Roraima. O encontro encerrou a série de reuniões institucionais realizadas pelo ministro realizou em todos os tribunais brasileiros desde o início de seu mandato na presidência do Supremo.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Antonio Colussi acompanhou o evento. Em sua manifestação, Colussi destacou o trabalho desenvolvido pelo ministro Dias Toffoli de visitar os tribunais do País. ´´Louvável se aproximar dos magistrados e dos jurisdicionados. A Anamatra ressalta o trabalho desenvolvido pelo chefe do poder judiciário em defesa da Justiça do Trabalho e o encaminhamento feito durante a pandemia do coronavírus, assegurando a necessidade do isolamento social para fins de proteger a saúde e a integridade física dos magistrados e servidores´´, pontuou.

Dias Toffoli salientou que o diálogo com todos os ramos da magistratura foi fundamental para reduzir as pressões, o que possibilitou melhorar a percepção da população sobre a categoria. Para o ministro, é necessário que o Judiciário atue de forma unida para assegurar os direitos dos cidadãos e as garantias sociais. Ele destacou a necessidade de transparência e eficiência na atuação, assegurando a resolução de conflitos e a pacificação social. “É importante, neste momento tão difícil para a humanidade, estarmos atentos aos cidadãos mais vulneráveis, os que mais precisam de Justiça”, afirmou.

Ampliação de acesso

Dias Toffoli frisou a importância de um olhar diferenciado para o Amazonas, em razão de sua extensão territorial, e lembrou que o CNJ assinou convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para que o Judiciário passe a integrar o projeto de ampliação da internet na Amazônia. Segundo ele, esse trabalho estruturante vai permitir que a magistratura seja atendida adequadamente, melhorando a prestação jurisdicional aos cidadãos.

O presidente do TRT-11, desembargador José Dantas de Góes, afirmou que, para ampliar o acesso à Justiça, as Varas do Trabalho localizadas fora de Manaus estão instaladas nas calhas dos principais rios e atuam de forma itinerante para atender os 62 municípios do estado. O desembargador informou que a página do tribunal na internet foi traduzida para o inglês e o espanhol, em razão do volume de migrantes oriundos do Haiti e da Venezuela em Roraima, que também está na jurisdição do TRT-11.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra