Evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro, de forma virtual
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, a diretora de Formação e Cultura, Luciana Conforti, e o diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Marcus Barberino, participaram, nesta segunda (17/8), de reunião com os integrantes da Comissão Nacional de Direitos Humanos da entidade.
Participaram do encontro virtual os magistrados Maria Lilian Leal de Souza (Amatra 13 – PB), João Batista Martins Cesar (Amatra 15 – Campinas e Região), ângela Konrath (Amatra 12 – SC), Anderson Rico e Rosimeire Lopes Fernandes (Amatra 5 – BA), Saulo Mota (Amatra 8 – PA/AP), Gabriela Lacerda e Marcio Lima do Amaral (Amatra 4 – RS) e André Villela (Amatra 1 – RJ).
Na ocasião, foi apresentada uma proposta de evento a ser realizado pela Comissão com o objetivo de tratar da temática do racismo e a desigualdade racial no mercado de trabalho. Foram discutidos o formato, a duração, a definição do público-alvo, os temas específicos a serem abordados nos painéis do webinário, além dos possíveis convidados e convidadas para comporem os painéis.
Serão realizados dois painéis. O primeiro deles discutirá o racismo com perspectiva histórica, como se conecta com o mercado de trabalho e normativo internacional. Já o segundo objetiva o debate sobre o racismo dentro do Poder Judiciário (barreiras, dificuldades e iniciativas).
O evento ocorrerá no mês da Consciência Negra, nos dias 16 e 17. Cada painel terá a duração de 2 horas cada. O webinário acontecerá sempre no período vespertino, com transmissão pelo YouTube e Instagram da Anamatra.
A Comissão também levantou a possibilidade de realização de evento sobre o direito à antidiscriminação, não apenas racial, mas em todos os âmbitos. O evento deve ser realizado também de forma virtual no dia 10 de dezembro, data emblemática em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Maiores detalhes quanto a este evento serão definidos nas próximas reuniões. Nesse sentido, foram formados grupos de trabalho para dar encaminhamento à organização dos dois eventos.
Como sugestão da presidente Noemia Porto, os integrantes da Comissão ficaram responsáveis pela produção de artigos a respeito dos temas propostos, inclusive para serem publicados em veículos de comunicação diversos.