Evento é promovido pela Amatra 22 (PI) em parceria com o TRT 22, a Ejud 22 e a UFPI e segue até esta sexta
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, participou, na manhã desta quinta (6/8), da abertura do V Congresso Brasileiro de Filosofia do Direito (Confid). O evento, que segue até amanhã, é promovido pela Amatra 22 (PI), juntamente com o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, a Edjud 22 e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), e aborda o tema central “Os limites éticos entre o lícito e o ilícito em tempos de pandemia”.
“A distância, marca da pandemia, tem nos possibilitado rápidas proximidades, o que é o paradoxo deste novo tempo. Falando dos desafios, um evento como esse, que reúne pensadores, é uma alegria e um alento. Precisamos de informação e pensamento crítico que possam estar centrados na pessoa humana”, apontou Noemia Porto.
A mesa de abertura foi coordenada pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e presidente da Amatra 22 (PI), Francisco Meton, que explicou que o evento tem duas faces: a filosofia e o Direito, a academia e a Magistratura e tem como objetivo promover debates plurais e democráticos. Uma das temáticas abordadas, esclareceu, serão as normas jurídicas elaboradas durante a pandemia. “Essas normas serão julgadas segundo a necessidade em que foram feitas e não segundo o período da normalidade. Isso exige reflexão. Os palestrantes não enfrentarão apenas da lei, mas o Direito que sobressai, a filosofia”, disse.
A presidente do TRT 22, desembargadora Liana Chaib, também ressaltou a importância do momento de reflexão sobre o “velho e o novo, o que é e o que virá ser”. “Creio que sairemos daqui melhores, mais humanizados”, apontou a magistrada, citando o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw: “o pior pecado contra nosso semelhante não é o de odiá-los, mas de ser indiferentes para com eles”. Para a desembargadora, “essa é a essência da desumanidade”.
A conferência de abertura teve como tema “Em tempos de violência política e distopias morais, quanto vale o Direito?” e foi proferida por Lênio Luiz Streck, pós-doutor pela Universidade de Lisboa, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e professor titular do programa de pós-graduação em Direito da Unisinos/RS.
Acompanhe o evento, no canal da Amatra 22 (PI) no Youtube: