Evento para compartilhamento de experiências e discussão de ações será nos dias 28 e 29 de novembro
Neste ano, a capital gaúcha, Porto Alegre, será a sede da 14ª edição do Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, os coordenadores do Programa de diversas Amatras reúnem-se para avaliar e debater as ações futuras e compartilhar relatos e experiências em cada Estado. O Encontro é promovido pela Anamatra e neste ano conta com apoio da Amatra 4 (RS).
Para o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Marcus Barberino, a expectativa com o evento é positiva. “O encontro em Porto Alegre é a síntese das energias que a Magistratura do Trabalho distribuiu e recebe dessa interação com as escolas brasileiras, que têm fome de cidadania. O evento também permite renovar as convicções e as estratégias que cada Amatra executa ao longo do ano. De certo modo, na culminância colamos as partes do mapa da cidadania brasileira pela ótica das magistradas e magistrados do trabalho de todo o Brasil”.
As atividades da 14ª edição do Encontro Nacional acontecerão o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. A abertura do Encontro contará com palestra do fundador do coletivo Cozinheiros do Bem, Julio Ritta.
Clique aqui e confira a programação do Encontro.
Sobre o TJC – O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. O TJC já beneficiou milhares de estudantes em todo o Brasil. Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.
Clique aqui e saiba mais sobre o TJC.