Anamatra participou do Seminário, ocorrido na sede do TRT 2 (SP)
A secretária-geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Ramos, representou a entidade, nessa quinta (11/10), em São Paulo (SP), no seminário “A Justiça do Trabalho e o Seu Papel no Combate ao Trabalho Infantil e no Incentivo à Aprendizagem”.
O evento teve como objetivo divulgar as políticas públicas do combate ao trabalho infantil e de incentivo à aprendizagem e contou com palestras de representantes da prefeitura, da secretária municipal de desenvolvimento econômico e do trabalho, do Ministério da Economia, além de magistrados, procuradores e advogados. Entre os conferencistas esteve a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Kátia Magalhães Arruda.
Para a secretária-geral da Anamatra, o evento foi de extrema importância para o debate de uma das maiores chagas do Brasil. “A criança deve ser protegida em sua infância para que possa estudar, brincar, apreender valores. Eventos como esse nos instigam à reflexão, sobretudo no que tange ao nosso papel como operadores de Direito no combate a essa mazela”, avaliou.
De acordo com dados do Observatório do Trabalho Infantil (MPT/OIT), o Brasil tem 3,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. Desses, mais de 14 mil já se acidentaram no trabalho, cerca de 1 mil foram resgatados do trabalho escravo e mais de 3 mil encontram-se em pontos de risco de exploração sexual comercial em rodovias e estradas federais.
Realização - O evento foi uma realização do Comitê do Trabalho Decente e Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem (TRT-2), Ejud-2, Amatra-2, Superintendência das Relações de Trabalho do Ministério da Economia, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-2), AATSP e OAB-SP.