Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), órgão de docência da Anamatra, é membro do Conselho
A diretora de Formação e Cultura da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, representou a entidade, nessa quinta (29) e sexta, na 63ª Assembleia e na reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI). A Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), órgão de docência da Anamatra, é membro do referido Conselho.
O evento contou com palestras e painéis de discussões sobre temas como alteridade na formação da cultura brasileira, invisibilidade social, relacionamentos interpessoais no exercício da jurisdição trabalhista e legítima expectativa dos jurisdicionados em relação à atuação do Poder Judiciário, entre outros assuntos.
Entre os palestrantes do Conematra, estiveram o antropólogo Roberto DaMatta, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade de Notre Dame (EUA), os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Melo Filho, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), e Augusto Cesar Leite de Carvalho, o desembargador Márcio Túlio Viana, da 3ª Região, e o professor Nelson Juliano.
A próxima reunião do Conematra acontece em outubro próximo, na cidade de Salvador, Bahia.
Conematra - O Conematra é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos diretores e coordenadores de Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas. A Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), órgão de docência da Anamatra, é membro do referido Conselho.
O Conselho consiste em um fórum permanente para debater e formular políticas públicas para proporcionar aos magistrados e servidores conteúdos adequados à formação profissional técnica, humanística e ética, compromissada com a solução justa e efetiva dos conflitos.