Iniciativa em Manaus insere jovens no mercado profissional na condição de jovens aprendizes
O Programa Criança Esperança, uma parceria da TV Globo com a Unesco, selecionou o Projeto Gente Grande – Turma Semente para recebimento de apoio financeiro no ano de 2020. O projeto é desenvolvido pela Associação Beneficente O Pequeno Nazareno e tem a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) como parceira, por meio do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Na 11ª Região, a iniciativa é conduzida pela Amatra 11 (AM/RR) com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.
O projeto Gente Grande tem como objetivo a construção de projetos de vida para adolescentes e jovens que se encontram nas ruas da cidade, inserindo-os no mercado de trabalho por meio da qualificação e formação profissional na condição de jovens aprendizes. A iniciativa é voltada para a elevação da escolaridade, desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais, formação cidadã, orientação vocacional, bem como para a formação de jovens aprendizes em empresas parceiras.
Uma dessas vidas transformadas foi a do amazonense Emanoel Penha Barbosa, do bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus. O jovem, de 16 anos, que vendia trufas de chocolate nas ruas do bairro para ajudar a família, foi abordado por um funcionário da Associação O Pequeno Nazareno. A partir dali, Emanoel abandonou o trabalho infantil. Além de ter o seu futuro transformado, o programa Criança Esperança realizou o sonho do jovem de conhecer o goleiro do Grêmio Paulo Victor, sua inspiração de vida. O jovem, que nasceu sem o braço esquerdo e o ombro por conta de uma doença congênita, é goleiro titular e um dos destaques no time amador de seu bairro.
Clique aqui e assista, na reportagem do Esporte Espetacular, como foi esse emocionante encontro
Clique aqui e saiba mais sobre o programa da Anamatra Trabalho Justiça e Cidadania (TJC)