Diretor de Assuntos Legislativos fala das dificuldades enfrentadas pelas minorias para inserção no mercado de trabalho
O diretor de Assuntos Legislativos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) participou, nesta quarta (27/3), da primeira audiência pública de 2019 da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, em Brasília. No encontro, que teve como objetivo debater a agenda de trabalho comum para este ano, estiveram presentes parlamentares e representantes dos mais diversos setores da sociedade civil.
Em sua fala, o dirigente da Anamatra falou de sua percepção acerca dos direitos humanos no âmbito do Trabalho, citando as dificuldades enfrentadas por negros, indígenas, mulheres e membros da comunidade LGBTI para serem inseridos no mercado do trabalho, de forma justa e igualitária. “Vivemos em uma sociedade em que vigora o conceito e a glorificação do homem branco, caucasiano, europeu, em detrimento de todo os grupos étnicos que formam a nossa cultura e a nossa condição de seres humanos”, disse.
O magistrado também ressaltou a importância da Câmara dos Deputados e da CDHM para fomentar o debate e a promoção de práticas que favoreçam as minorias. “É nesta casa que pulsa mais forte o coração da sociedade brasileira, impulsionando o mesmo sangue que corre em todos, sejam brancos, negros, homens, mulheres, homossexuais ou heterossexuais. Infelizmente, não temos sido capazes de pedir desculpas pelos erros e equívocos cometidos historicamente contra essas minorias tão massacradas, e temos repercutido isso no mundo do Trabalho, penalizando cada vez mais o trabalhador brasileiro”.