Anamatra prestigiou solenidade, na residência oficial da Embaixada da França
O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, e o juiz do Trabalho Felipe Calvet, da Comissão Legislativa da entidade, prestigiaram, na noite dessa quarta (20/3), na residência oficial do Embaixador da França no Brasil, coquetel em homenagem à Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia. Os magistrados foram recebidos pelo Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.
A Ministra foi condecorada pelo governo francês com a insígnia de Oficial da Ordem da Legião de Honra da República Francesa (Legion D'honneur). A honraria foi entregue pelo General Benoît Puga, Grande Chanceler da Legião de Honra da França. "Guardiã das liberdades públicas e da democracia brasileira – uma pioneira, que tantas vezes foi a ‘primeira mulher’ a ocupar determinados cargos, além de seu firme compromisso na defesa dos direitos de suas congêneres", destacou o chanceler.
“Foi uma honra para a Anamatra o convite e a participação no evento de reconhecimento do Governo Francês pelos trabalhos da Ministra Carmen Lúcia ao Poder Judiciário brasileiro, com quem convivemos ao longo da gestão anterior e desta por dois anos", declarou Feliciano.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades do Poder Judiciário brasileiro, entre elas o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e os ministros Sepúlveda Pertence, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, João Otávio de Noronha, Humberto Martins.
Criada pelo imperador Napoleão, em 1802, a Legião de Honra é a mais alta distinção na França e uma das mais conhecidas do mundo. Há dois séculos, ela é oferecida, em nome do Chefe de Estado, em homenagem a civis e militares, nacionais ou estrangeiros, renomados em todas as áreas de atividade.