Magistrados do Trabalho visitam a Sociedade Portuária de Cartagena

Gregorio Díaz

Atividade optativa do 10º Congresso Internacional da Anamatra contou com palestra sobre saúde e segurança no trabalho

Magistrados do Trabalho que participam do 10º Congresso Internacional da Anamatra, que terminou oficialmente nessa sexta (1º/3), tiveram a oportunidade, neste sábado, de conhecer a Sociedade Portuária de Cartagena, grupo de cinco empresas que ocupa lugar de destaque na Colômbia no transporte marítimo de cargas e de passageiros. 


A Sociedade Portuária de Cartagena, privatizada desde dezembro de 1993, movimenta 3,5 milhões de containers por ano, 37 por mês, além de dispor de um terminal de turismo que recebe 222 navios anualmente e 5.400 pessoas por mês. A Sociedade recebe 30 linhas de cruzeiro e 97% dos turistas que chegam a Cartagena por via marítima.

Os juízes foram recebidos pelo chefe de saúde e segurança da Sociedade Portuária, o engenheiro Isidro Acuña. Em sua intervenção junto aos magistrados, falou sobre o sistema legal de saúde e segurança do trabalho na Colômbia e sobre as políticas de SST da Sociedade Portuária para seus trabalhadores diretos e terceirizados. Explicou, por exemplo, as condições mínimas exigidas para admitir aqueles que vão trabalhar no porto, que devem obrigatoriamente ter, entre outras coisas, vínculo com a seguridade social colombiana. Também se exigem testes periódicos de alcoolemia dos trabalhadores que ingressam nas áreas de trabalho, especialmente após datas de festividades.


A Sociedade Portuária, explicou Isidro, tem grande preocupação com a questão de saúde e segurança não apenas dos trabalhadores portuários, mas de toda a comunidade marítima. Nesse sentido, por exemplo, o local conta com um setor de saúde ocupacional, com profissionais especializados, além de programas de prevenção ao consumo de álcool e drogas ilícitas.

Clique aqui e confira o álbum de fotos do evento

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra