TJC: Anamatra prestigia culminância de alunos beneficiados pelo programa em Brasília

Ascom TRT 10 e Amatra 10

Juíza Noemia Porto ressalta a estudantes a importância da reflexão e da luta para a conquista dos direitos

A vice-presidente da Anamatra e juíza do Trabalho em Brasília, Noemia Porto, representou a entidade, na tarde desta quarta (28/11), na culminância dos alunos beneficiados pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Brasília. Alunos das escolas Renapsi, CED Stella dos Cherubins e Paulo Freire demonstraram, em performances de teatro, música e arte, os conhecimentos adquiridos durante o ano de 2018, que tiveram como tema central “Trabalho e cidadania na escola: tendo o trabalho em foco”. 


Em sua intervenção, Noemia Porto falou de sua alegria em participar do TJC, segundo ela umas das atividades de que mais gosta. “As perguntas mais difíceis que tive de responder até hoje foram feitas não nas salas de audiências que presidi, nos artigos que escrevi ou nas sentenças que produzi, mas sim nas salas de aula. São os jovens que fazem as grandes perguntas, com seu espírito revolucionário. Isso é renovador”, disse.


Segundo Noemia Porto, o programa TJC vai muito além do mero ensinamento de direitos e deveres, do que prevê ou não a Constituição Federal. “Direitos não são aqueles que são escritos, mas sim aqueles que são fruto de muita luta e permanência na luta. Não existe direito dado, só existe direito conquistado. E se não é a juventude a fazê-lo, não seremos nós, juízes, que o faremos. Olhar para esta culminância é compreender que vocês se dedicaram a pensar esse aspecto revolucionário do direito, se apropriando da linguagem e dizendo que o direito é de vocês”, ressaltou.

O evento, que aconteceu no pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, com sede na capital federal, foi aberto pelo desembargador Mário Caron, subcoordenador no TJC na 10ª Região, que representou o órgão, e contou com a participação, entre diversos outros magistrados, da presidente em exercício da Amatra 10 (DF e TO), Audrey Vaz, além de representantes do a Secretaria de Estado da Educação, apoiadora do Programa, e da Caixa, patrocinadora da iniciativa em Brasília, além de diversos educadores.


A culminância também marcou a entrega dos certificados para as escolas e professores participantes do Curso de Formação de Capacitação de Multiplicadores. Promovida pela Amatra 10 e parceiros, a capacitação propiciou aos educadores acesso a noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania nas escolas.

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra