Debate aconteceu na sede do TRT 2, em São Paulo
A vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, representou a entidade, nesta sexta (28/9), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, no evento “Os desafios do trabalho contemporâneo no Brasil”. O debate foi promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (EJUD-2), o Instituto de Pesquisa e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA) e a Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT).
Em sua intervenção, na abertura do evento, a vice-presidente pontuou o passado de uma proteção concentrada no trabalhador empregado, o presente com uma clara tendência desintegradora de elos sociais e o futuro que desafia realinhar as parcerias dos diversos atores do sistema de justiça trabalhista em busca de se reafirmar o compromisso com a cidadania, inclusive no trabalho. “Não há democracia sólida sem respeito aos direitos fundamentais”, registrou.
A vice-presidente também falou sobre os ataques à Justiça do Trabalho, incluindo os problemas de acesso à justiça e de redução das suas competências constitucionais, e que a Justiça do Trabalho sempre foi forte e permanecerá forte se não perder de vista a função institucional que lhe coube na origem e que se reapresenta como uma necessidade premente. “Os direitos sociais e a justiça social é que marcam a identidade constitucional desse ramo especializado”, concluiu.
Na foto, a magistrada com a presidente da Amatra 15 (Campinas e Região), Patrícia Maeda, o diretor da Amatra 2 (SP) Roberto Vieira de Almeida Rezende, o diretor da Ejud-2 Adalberto Martins, diretor da Ejud e a procuradora do Trabalho e presidente do Ipeatra, Adriane Reis de Araújo.