Presidente da Anamatra prestigia solenidade de assinatura
Na tarde desta terça-feira (11/9), o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, e o Corregedor-Geral da Justiça Federal, ministro Raul Araújo, firmaram termo de cooperação técnica para viabilizar o intercâmbio de informações entre as corregedorias. O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, acompanhou a cerimônia de assinatura do referido termo.
Na ocasião, o presidente Feliciano concedeu entrevista às televisões que acompanhavam o evento, noticiando que a Corregedoria Nacional de Justiça descentralize as suas atividades, em cooperação com as corregedorias da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho, inclusive para que, no curso de cada ano, os tribunais não se submetam a tantas correições sucessivas. Além disso, “o Corregedor Geral de Justiça, Humberto Martins, antecipou a todos nós que deverá sempre informar, antecipadamente, as datas das correições nos vários tribunais do país, de todos os ramos judiciários, e convidar as associações nacionais para que acompanhem essas correições, inclusive com direito à voz. É um importantíssimo passo, de fundo dialógico e ancorado no melhor intuito de transparência, que revela desde logo as excelentes estratégias que deverão vir”, afirmou o presidente.
A medida visa otimizar a utilização dos recursos públicos disponíveis, garantindo maior eficácia dos atos praticados pela Corregedoria Nacional de Justiça, com menor custo. Entre as previsões está a de que as inspeções e correições realizadas pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal passarão a ser tidas como ações oficiais da Corregedoria Nacional de Justiça.
Nesta quarta (12), convênio semelhante será firmado com a Corregedoria Nacional da Justiça do Trabalho, e com o seu corregedor, ministro Lélio Bentes, no Conselho Nacional de Justiça. A Anamatra estará representada pela vice-presidente Noemia Porto e pelo diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Luiz Antonio Colussi.