Evento foi promovido pelo TRT 9, em Foz do Iguaçu (PR)
O juiz do Trabalho Antonio Bernardo Luiz, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, representou a Anamatra, nessa quinta (30/8), em Foz do Iguaçu (PR), na Usina Hidrelétrica de Itaipu, na abertura do "Seminário Aprendizagem: Fonte de Benefício Mútuo Entre Empresário e Aprendiz”. O evento teve como objetivo geral difundir diretrizes e boas práticas, além de ser um espaço de debate de ações que possam dar concretude à inclusão social, educacional e profissional do adolescente no mundo do trabalho, em especial nas áreas rurais.
A ideia é promover a conscientização de que, por meio da aprendizagem, o próprio empresário tem a vantagem de formação de uma mão de obra qualificada e comprometida com a cultura da empresa e, ainda, propiciar ao aprendiz educação para o trabalho, bem como a oportunidade de um primeiro emprego e inclusão social.
O público-alvo do evento foram os integrantes do empresariado nacional, em especial do setor rural, magistrados, membros do ministério público, ministério do trabalho, conselheiros tutelares e público em geral. O encontro também foi voltado para membros das instituições do sistema "S", dirigentes e integrantes de órgãos públicos e entidades privadas que atuam no estímulo à aprendizagem, e autoridades públicas da região de Foz do Iguaçu, do Estado do Paraná e do Governo Federal, além de todos que de alguma forma atuam nas questões relativas às garantias de direitos de crianças e adolescentes.
O foco segue a meta maior estabelecida pela Coordenação Nacional do Programa, sob a gestão da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que em 2018 concentra a atenção na aprendizagem rural.
* Com informações do TRT 9