O evento foi promovido pela pós-graduação em Direito da UFMT
A vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, participou, na última quinta-feira (28/7), do I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Fundamentais do programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante o evento, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados-MT, a vice-presidente palestrou sobre “Desigualdade de Gênero e o Mercado de Trabalho”. O Congresso aconteceu em paralelo com o VIII Congresso Internacional de Direito Agroambiental e contou com 14 palestrantes, professores-pesquisadores e doutores, debatendo temas de pesquisas acadêmicas frequentemente questionados pela sociedade.
A vice-presidente dividiu a mesa de debate com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Norma Sueli, que palestrou sobre “Meio Ambiente do trabalho e o risco de contaminação da saúde do trabalhador”. Além da magistrada, a professora-doutora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka, da Universidade de São Paulo (USP), abordou o ‘Direito da Família, Direito da Personalidade, Direitos Fundamentais e Direitos Humanos: Correlação entre o ser familiar e o ser humano’. O professor Lucas Gonçalves da Silva, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), palestrou sobre “A Intimidade e a Privacidade x Liberdade de Expressão na Internet”.
Os palestrantes internacionais foram os professores Harbey Peña Sandoval, de Bogotá, Colômbia, e Gonzalo Hancco Suyo, de Cusco, Peru. O colombiano Harbey tratou da ‘Jurisprudência constitucional colombiana em matéria de Direitos Humanos e Conciliação’, enquanto o peruano a ‘Renúncia dos tribunais peruanos frente às medidas de reparação ordenadas pela Corte Internacional de Direitos Humanos’.