A Anamatra sediou, nesta segunda (21/5), reunião do Instituto de Ação Integrada (INAI), associação sem fins lucrativos legalmente constituída para articular políticas públicas e iniciativas do setor privado voltadas ao combate do trabalho forçado. A reunião foi conduzida pela vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, e teve como foco a discussão das diretrizes do Conselho Político da entidade, a exemplo do estabelecimento de suas competências e da agenda de encontros.
A reunião também marcou a adesão da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) como entidade apoiadora. Também apoiam formalmente o Instituto a Anamatra, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Defensoria Pública na União, o Ministério do Trabalho, o Ministério dos Direitos Humanos, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) e o Tribunal Superior de Trabalho (TST).
O Movimento Ação Integrada (MAI) é uma instância nacional que reúne diversas entidades para fortalecer iniciativas conjuntas de prevenção e assistência às vítimas, por meio da promoção e inclusão socioeconômica dos resgatados e vulneráveis.
O programa foi relançado em janeiro deste ano, durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, ocasião que também contou com a participação da Anamatra. Clique aqui e conheça a iniciativa.