Entidade espera a enérgica atuação das autoridades no sentido da apuração do fato e da identificação dos responsáveis
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO – ANAMATRA, entidade representativa de mais de 4 mil juízes e juízas do trabalho do Brasil, vem manifestar seu PESAR pela morte da Vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes, brutalmente assassinados na noite de 14/3/2018.
1. A ANAMATRA, na sua organização estrutural, comporta a Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos, justamente por reconhecer que a efetividade dos direitos fundamentais permanece como um desafio na era Pós-1988.
2. O compromisso constitucional com essa efetividade implica conferir visibilidade aos protagonistas que assumem os direitos humanos como uma pauta de toda a sociedade brasileira, enquanto condição de possibilidade para a construção real de um ambiente democrático.
3. No “8 de março”, Dia Internacional da Mulher, muitas vozes entoaram a celebração do feminino. A conhecida trajetória da mulher, negra e defensora dos direitos humanos revela a certeza de que a luta pela igualdade é e será o grande legado de Marielle Franco. Aos que acreditam nos direitos humanos como direitos de todos, é necessário, mais do que nunca, dizer “presente”.
4. Marielle Franco se destacou, dentre outros motivos, por ter tido a coragem de não se conformar e denunciar as injustiças na sociedade carioca, em especial nas favelas, e apontar para os abusos praticados pelas autoridades policiais. O seu covarde assassinato mostra a importância de Marielle Franco e a necessidade urgente de que mais vozes se levantem para conferir força e densidade a essas denúncias.
5. A ANAMATRA espera a enérgica atuação das autoridades no sentido da apuração do fato e da identificação dos responsáveis. Ao mesmo tempo, a ANAMATRA se solidariza aos familiares e amigos de Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes e se coloca ao lado daqueles que permanecem corajosos na defesa dos direitos humanos.
BRASÍLIA, 15 DE MARÇO DE 2018.
Guilherme Guimarães Feliciano
Presidente da Anamatra